24 de outubro de 2008

Bearded Collie



Bearded Collie, Highland collie ou Collie Barbudo é uma raça canina, originária da Grã - Bretanha

Conhecido por seus "pulos",é um cão entusiasmado,alegre e afetuoso. Costuma "pastorear" seus donos e apesar de seu tamanho, é gentil, o que o torna apto a conviver com crianças, com as quais se dá muito bem. É um animal extremamente social e aprecia companhia. Quando criado com forte convívio humano, torna-se um excelente cão de guarda. É apto a ser criado em casa ou ambientes fechados, apesar da necessidade de exercícios físicos. É um dos poucos cães de grande porte com senso de limpeza.

Utilizado durante séculos como guia e pastor de rebanhos, é muito resistente aos invernos mais rigorosos e muito atento ao seu trabalho. Também é um ótimo cão de companhia.



Apesar de seu início como cão de pastoreio, os bearded collies foram, paulatinamente, perdendo espaço para outras raças na função, mas seu temperamento alegre e disposição para as atividades fizeram com que ganhasse destaque como cão de companhia ou de exposições.

São cães que demandam exercícios para que possam se desenvolver bem e não adquirir hábitos destrutivos. 30 minutos de exercícios diários são o suficiente para os Beardies. Como foram desenvolvidos para que pudessem atuar praticamente sozinhos com as ovelhas e o gado, tendem a ser cães mais independentes e menos afeitos à obediência. Por isso mesmo, qualquer treinamento nunca deve ser repetitivo, pois se entediam facilmente.

São cães dóceis e confiáveis, e não devem demonstrar traços de timidez exagerada ou agressividade e, ao contrário de outros cães originalmente de pastoreio, não são cães que devam ser utilizados para guarda, já que não possuem instinto territorial muito intenso. Podem ser utilizados como cão de alarme.

Com os humanos são cães carinhosos, sem fazer o tipo ´grudentos´. Apesar disso, não gostam de ficar longos períodos sozinhos. Precisam participar da vida da casa e sentir que existe um ´dono´ por perto.

Por seu passado de pastor, costuma dedicar-se igualmente a todos os membros da família, sem eleger único dono. Cuida de todos, e gosta de ver sua família reunida, como um rebanho.

Com crianças, é extremamente paciente e especialmente brincalhão. todo cuidado é pouco, uma vez que sendo um cão muito delicado e frágil, pode se machucar facilmente em uma brincadeira mais estabanada. Como praticamente todas as raças de pastoreio, costumam se dar bem com outros cães e mesmo com outros animais que certamente vão ser pastoreados pelos Beardies.


São bastante curiosos e seu olhar e comportamento demonstra isto claramente. Estão sempre dispostos a conferir tudo de novo que passa em seu caminho.

Os filhotes nascem com uma coloração intensa, mas mesmo os criadores experientes não prevêem qual a tonalidade definitiva dos cães quando filhotes. Somente após os quatro meses, a tonalidade começa a variar e é normal que a pelagem clareie, em muitos casos chegando a ficar totalmente branco, voltando a escurecer a partir do segundo ano.

Por sua característica de independência, os filhotes devem aprender rapidamente que devem obedecer e precisam ser estimulados à obediência desde cedo, caso contrário podem desenvolver um traço forte de personalidade dominante e o convívio pode ser bastante difícil.

Os Beadies são cães muito rústicos, com poucos problemas congênitos específicos da raça. Como não se trata de uma raça muito popular, os criadores em todo mundo são bastante conscienciosos para a realização de acasalamentos, procurando excluir do plantel exemplares problemáticos.

  • A raça é sujeita a alergias , que ocorrem por herança genética. As manifestações alérgicas podem ter diversas causas, desde picadas de insetos a remédios. As conseqüências vão de coceiras a reações violentas, às vezes fatais.
  • Displasia coxo - Femural


~

Nenhum comentário: