20 de outubro de 2008

Bernese Mountain Dog


Perfil da raça: Adoráveis companheiros

Os Berneses são sempre alertas, cheios de energia, atenciosos, companheiros e amigos. Eles têm boa índole e não são tímidos. Os Berneses se apegam às pessoas da família e costumam desconfiar de estranhos, no entanto atitudes agressivas são muito raras.

Embora sejam "avantajados" no tamanho físico, os berneses são doces e necessitam de muito contato com humanos, por isso devem ser considerados membros da família. Na verdade, estes bichões são bastante gentis e delicados para o seu tamanho, além de serem leais, afetuosos, e muito dóceis com crianças e outros animais.

São inteligentes, mas necessitam de paciência e de um treinamento consistente. Latem raramente. São considerados bons cães para dar o alarme, mas não são considerados cães de guarda, porque dificilmente tomam a iniciativa de um ataque ou de alguma atitude realmente ameaçadora. Normalmente são reservados com estranhos, mas não são tímidos ou medrosos se uma socialização apropriada foi dada quando jovens.

Atividade física moderada é suficiente na vida destes cães, e por isso são boas companhias para caminhadas curtas. Apesar de ter sido originalmente usado para trabalho na fazenda, suas funções eram basicamente puxar carroças leves e pastoreio de gado. Outra característica que pode ser surpresa para pessoas que estão pensando em ter um bernese, ou boiadeiro bernês como também é chamado no Brasil, é que eles não são "retrievers" naturais e nem inclinados à caça. A maioria não gosta de nadar.

Berneses são aparentemente cães perfeitos para qualquer um, mas com um olhar mais atento, podemos observar que estes não são cães para morar em apartamento e nem tampouco para ficar isolado no jardim de uma casa. O dono de um bernese deve estar preparado para reservar parte do seu tempo de folga para interagir com o cão, e também estar disposto a deixar o peludo fazer parte da rotina diária da família.

Além disso, existem ainda os cuidados básicos de saúde e hiegene necessários. Como proporcionar sessões semanais de escovação, banho, limpeza das orelhas, etc. O dono de um bernese deve também estar dispostos a gastar uma boa quantia de dinheiro com ração de primeira linha. Estes animais não comem pouco e a melhor política é investir numa boa alimentação a fim de evitar gastos futuros com veterinários.


A raça surgiu graças aos soldados romanos que, quando invadiram a Suíça trouxeram os cães da raça Mastiff para fazer guarda e pastoreio. O cruzamento do cão dos romanos com cães pastores, que viviam no interior da região de Berna, na Suíça, deu origem a quatro raças montanhesas suíças: Swiss Mountain Dog, Appenzel Mountain Dog, Entlebucher Sennenhund e Bernese Mountain Dog.

Os cães pastores suíços que deram origem aos berneses eram utilizados pelas fazendas para fazer guarda, pastorear gado e ovelhas e carregar pequenas carroças com leite. Nesta época, os berneses eram chamados por vários nomes descritivos, como "bochecha amarela", "quatro olhos", "cães da fábrica de queijos", etc.

O Bernese já esteve perto da extinção, quando as fazendas pararam de usar seus cães para puxar carroças. A persistência da raça é atribuída ao professor Albert Heim, criador de Terranova (Newsfoundland), no início do século XX. Em 1948, o temperamento da raça suavizou e seu tamanho aumentou após o cruzamento com um exemplar da raça Terranova. Este processo culminou com a criação do padrão oficial da raça, publicado pela primeira vez em 1973.

Os Berneses Mountain Dogs não devem ser gigantes. Sua característica ideal é que ele seja forte, habilidoso, dócil e amigo. Por esses e outros motivos, a raça é muito indicada para o convívio familiar.



~

Nenhum comentário: